quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, em SP

Entre os dias 15 e 22 de março, serão exibidos mais de 40 filmes, entre inéditos e clássicos, sobre questões do meio ambiente durante a 1ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental


São Paulo receberá uma programação diversificada e gratuita de longas, médias e curtas-metragens sobre o meio ambiente, na segunda quinzena de março. A ONG Ecofalante*, que atua na área socioambiental, promove a 1ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que além de exibir filmes - são mais de 40 obras, de ficção e documentário - promoverá debates e encontros sobre o tema. 

As obras, produzidas a partir da década de 1950, serão divididas em seis eixos temáticos: Ativismo, Povos e Lugares, Consumo, Energia, Água e Mudanças Climáticas. Haverá também um panorama histórico e uma mostra infantil com quatro títulos para crianças. Os debates com o público serão realizados a partir de cada um desses assuntos, reunindo especialistas, convidados internacionais e realizadores da mostra. 

Entre os destaques da programação, estão filmes ainda inéditos no Brasil como If a tree falls: a story of the earth liberatin front (foto), dos diretores Marshall Curry e Sam Cullman. A obra conta a história de Daniel McGowan, ativista preso em 2006 por acusação de eco-terrorismo, e é indicada ao Oscar de 2012. Também será exibido pela primeira vez no país o There once was an island, do diretor Briar March, sobre como uma pequena comunidade no Pacífico lida com mudanças climáticas. Outros inéditos são o Food Inc., de Robert Kenner, que aborda a indústria alimentícia norte-americana, e o Comprar, Tirar, Comprar, da espanhola Cosima Dannoritzer sobre a obsolescência de produtos (leia mais em Filme Obsolescência Programada explica por que produtos têm vida útil curta). 

Também serão exibidos: 
À margem do Xingu: vozes não consideradas, de Damià Puig, sobre a polêmica da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte; 
Sertão progresso, de Cristian Cancino, que aborda a problemática transposição do Rio São Francisco, e 
Waking the green tiger, de Gary Marcuse - uma das presenças internacionais nos debates -, sobre o movimento contra a construção de barragens na China que desalojariam mais de 100 mil pessoas.

Entre os filmes históricos da cinematografia brasileira e internacional estão na programação: 
- Iracema, uma transa amazônica, dirigido por Jorge Bodanzky e Orlando Senna em 1976; 
Ilha das Flores, curta de Jorge Furtado de 1989; 
- Brasília, contradição de uma cidade nova, feito em 1967 por Joaquim Pedro de Andrade, e 
Os Catadores e Eu, dirigido pelo francês Agnés Varda em 2000. 

Veja alguns dos filmes da programação na galeria de imagens

1ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental ainda homenageará o diretor Adrian Cowell, companheiro dos irmãos Villas Boas, sertanistas brasileiros, e conhecido por documentar a destruição da Floresta Amazônica para a televisão britânica. Entre suas obras, está A Década da Destruição, uma série de 11 filmes realizada em 10 anos que lhe rendeu prêmios como o BAFTA, da academia britânica de filme e televisão. Cowell morreu recentemente, às vésperas de mais uma viagem ao Brasil (leia Amazônia perde um de seus maiores documentaristas). 

Acompanhe as informações sobre a mostra pela sua página no Facebook.  

*Ecofalante
 
1ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental
Data:
 15 a 22/03 
Salas de exibição: Cine Livraria Cultura (Av. Paulista, 2073); Cine Sabesp (R. Fradique Coutinho, 361) e MIS (Av. Europa, 158) 
Programação em breve no site da mostra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...